Aula de Core

O que é o Core? 🤔
O core é formado por um grupamento de músculos que circunda nosso centro de gravidade, mais precisamente a região umbilical. Para facilitar o entendimento e sair um pouco dos termos técnicos, podemos dizer que são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril.

Quais os músculos do Core? 💪
A musculatura do core core é formado pelos músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, íliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

Porque exercitar bem o Core? 🏋‍♂
Quando este grupamento é estimulado e exercitado corretamente, o mesmo promove a utilização correta dos demais grupos musculares e ainda oferece a estabilidade ideal para a realização dos movimentos de forma saudável evitando lesões e evitando gastos energéticos desnecessários.

✅ Desenvolvimento maior da potência – Durante a corrida quando acontecem mudanças de direção ou aceleração, a potência é um fator determinante e que pode ser a divisória entre o sucesso e a falha de um movimento.
✅ Maior eficiência e estabilidade – Grande parte dos grupos musculares são interligados à coluna ou à pelve, formando o que é chamado de âncora de um movimento estável eficiente.
✅ Melhoria no equilíbrio – Como citamos ao longo do artigo, o core é a região do centro de gravidade, sendo importante no equilíbrio postural por manter a coluna vertebral e a pelve sempre estabilizadas, no momento em que os braços e pernas realizam movimentos.
✅ Diminuição do risco de lesão – O core bem trabalhado previne a sobrecarga nas extremidades do corpo, reduzindo os desenvolvimentos de lesões nesta região.
✅Melhoria das adaptações neurais – O treinamento eficiente permite uma melhoria nos recrutamentos neurais, permitindo uma ativação mais rápida do sistema nervoso.

#3pontozerofit